"E importante tratar outros seres humanos exatamente como você gostaria que eles o tratassem".
- João 13:34 - Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
- João 15:12 - O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
- Mateus 7:12 - Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas
- Lucas 6:31 - E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.
- Filipenses 2:3-4 - Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
Então, que lição aprendi deste ensinamento? Aprendi que tratar os outros como gostaria de ser tratado é conquistar pessoas. É uma forma de demonstrar o caráter que você tem, sem que necessariamente se tenha que dizer isso de forma expressa. E este ensinamento pode ser aplicado em todas as áreas de nossa vida. Com os parentes, clientes, pacientes, com os vendedores, no trabalho, na escola, etc. .
Claro que não é tão fácil assim. Nossos sentimentos são altamente instáveis e qualquer coisa pode nos abalar e tratarmos os outros da forma como não gostaríamos que nos tratassem. Uma vez isso ocorrido, a melhor forma de combater o remorso que vem junto é refletir sobre o que aconteceu e comparar com forma com que tratou outras pessoas. Se o resultado for positivo, ou seja, se você tratou mais bem do que mal, então é porque está no caminho certo e erros só servem para nos auto-corrigirmos. Isso aconteceu comigo certa vez. Estava na barraquinha de cachorro-quente do Clóvis , alia na 309 sul e passou um garoto e pediu para eu lhe pagar uma coca-cola - não só a mim, mas a todos que lá estavam umas três pessoas - já que o Clóvis havia lhe dado o cachorro-quente. Nem eu nem ninguém pagou. Ao entrar no carro para voltar para casa bateu o remorso, devia ter pagado, pois não custava nada o refri em relação ao dinheiro que tinha na hora. Mas já não adiantava mais, ele já tinha ido embora. Mas para minha surpresa, quando cheguei no meu bloco, um dos porteiros que trabalha a noite me parou e disse: "seu Marcelo, o Sr. é o único dos moradores que sempre me dá alguma coisa quando chega com compras do supermercado a noite, um Danone, um biscoito ou quando chega de madrugada e me dá um sanduíche do sky's, Milk-shake que eu nunca tinha tomado, um cachorro-quente e um REFRI".....ou seja, nem sempre pude tratar as pessoas bem, do jeito que eu gostaria que elas me tratassem, mas sempre que fiz isso o retorno veio, uma satisfação pelo simples fato de ter agido bem .
Então tratar as pessoas do jeito que gostaríamos que nos tratassem não é fazer caridade a torto e a direita, não é colocar dentro de casa o primeiro mendigo que bate a sua porta, é simplesmente tratar bem aquelas pessoas que estão mais próximas de você, pois é delas que virá o retorno pela boa atitude. Claro, agora aprendi que em tendo dinheiro e se alguém precisar de ajuda para comprar um refrigerante, não me custará nada pagar. Esse simples fato já é uma forma de tratar bem os outros, mesmo que eu não os conheça e nunca mais os veja. O fato de não tratar bem só serve para reforçar a idéia de que devemos sempre tratar bem os outros, uma contradição que só reforça a idéia.
Outro dia vi uma comunidade legal na lista de comunidades de uma amiga no Orkut, a comunidade se chama: na dúvida: GENTILEZA. Resume muito bem o que a lição diz.
Obrigado pela leitura
Marcelo. F. de Barros
3 comentários:
Simplesmente ADOREI...a iniciativa, o tema, a sinceridade...pactuo da idéia de que deveríamos humanizar o nosso dia-a-dia.
Uau...Fantástico.
Doce, sutil e gentil ao expressar que um pouco de amor não custa nada e vale mto.
Mais importante é dar do q receber, já nos dizia o Mestre...quem usa de sabedoria ao escrever o faz em boa iniciativa de alerta, quem com atenção ouve e atende, transforma o mundo, num lugar um pouco mais agradável de viver.
Bom conhecer gente como vc.
Bjos!
Marcelo: amei os seus textos! sensível e tocante no tema, leve na forma. Diante das angústias do cotidiano, na realidade tão insignificantes quanto carcereiras dos nossos dias, é bom ver que você criou este espaço de segredos tão especiais.
Beijocas!
Postar um comentário