Este trecho do livro é muito importante.
Liderança: É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.
Poder: É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer (Max weber).
Autoridade: A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.
Outro modo de diferenciar poder de autoridade é lembrar que o poder pode ser vendido e comprado, dado e tomado. As pessoas podem ser colocadas em cargos de poder porque são parentes ou amigas de alguém, porque herdaram dinheiro ou poder. Isto nunca acontece com a autoridade.
"A autoridade não pode ser comprada nem vendida, nem dada ou tomada."
"A autoridade diz respeito a quem você é como pessoa, a seu caráter e à influência que estabelece sobre as pessoas."
"o poder corrói os relacionamentos."( Releia a definição dada por Weber acima).
Você é capaz de obter algum proveito do poder e até realizar coisas, mas com o passar do tempo ele se torna muito danoso para os relacionamentos. O fenômeno que ocorre freqüentemente com os adolescentes, que chamamos de rebelião, é muitas vezes uma reação ao poder que os dominou dentro de suas casas por muito tempo. A mesma coisa acontece com os negócios. A inquietação de um empregado é muitas vezes uma "rebelião" disfarçada.
- Você diria, Lee, que os voluntários têm mais probabilidade de responder ao poder ou à autoridade?
Rindo, Lee afirmou: — Se tentássemos usar o poder com os voluntários, certamente eles não ficariam conosco por muito tempo!
- Claro que não ficariam - Simeão prosseguiu. - Eles só são voluntários em uma organização que satisfaça suas necessidades. Então, que tal o mundo dos negócios? Lidamos com voluntários no mundo dos negócios?
- Pense nisso. Podemos alugar suas mãos, braços, pernas e costas, e o mercado nos ajudará a determinar o aluguel a pagar. Mas será que eles não são voluntários no sentido literal da palavra? Eles têm liberdade para sair? Podem atravessar a rua e ir ao encontro de outro empregador que lhes pague mais cinqüenta centavos por hora? Ou até cinqüenta centavos menos, se realmente não gostam de nós? Claro que podem. E o que é que você me diz de seus corações, mentes, compromisso, criatividade e idéias? Esses dons não são voluntários? Você pode determinar ou exigir compromisso? Excelência? Criatividade?
- (...) há vezes em que se deve exercer o poder. Seja para colocar limites em nossas casas ou para despedir um mau empregado, há ocasiões em que precisamos de poder. O que estou dizendo é que, quando precisar exercer o poder, o líder deve refletir sobre as razões que o obrigaram a recorrer a ele. Podemos concluir que tivemos que recorrer ao poder porque nossa autoridade foi quebrada! Ou, pior ainda, talvez não tivéssemos nenhuma autoridade.
---------------------------------------
Legal esse trecho não é? Eu gosto deste livro porque ele mostra a importância de se retirar do "mundo" que o cerca para rever seus conceitos. E neste trecho o livro apresenta conceitos que vão bem acalhar, principalmente para aquelas pessoas que estão presas em um emprego na qual os chefes apenas exercem relações de poder, mas vale para a familia, namoro, casamento, amizades, banda, etc.
Isso me lembra muito a palavra "carisma"
do Lat. charisma < Gr. chárisma, favor, graça (dicionário Priberam on-line): qualidade marcante de um indivíduo que o distingue dos demais. Mas creio que não seja só isso, talvez, mas a qualidade marcante que faz com que um individuo tenha autoridade e, em conseqüência, liderança. E, em tendo autoridade e liderança, fica fácil utilizar todos os recursos materiais que estão à disposição, ou seja, gerenciar as coisas.
Parece retórica, mas o fato é que autoridade, liderança e carisma não são dons. Qualquer um pode tê-los, mas é preciso estar sempre lendo, relendo e aprendendo a respeito e sempre procurar encaixar os conceitos em nosso dia-a-dia, fazendo a devida reflexão na hora certa.
É isso que eu estou fazendo ao escrever neste blog. Caso você esteja lendo algum livro do qual possa retirar bons conhecimentos, canetão nele e depois repasse para um caderno ou par ao computador. E se quiser faça os devidos comentários para uma posterior releitura.
Vou encerrando por aqui.
Obrigado pela visita.
Sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário